MERCADO

Drakkar integra PRO Carbono em parceria com a Bayer

Agora, os produtores que desejarem ingressar no Projeto PRO Carbono, parte da iniciativa Carbono Bayer, poderão trocar pontos pelos serviços da Drakkar a fim de receber a Consultoria Técnica PRO Carbono. Além de promover práticas agrícolas sustentáveis, o PRO Carbono pode aumentar a produtividade e a rentabilidade nas lavouras.

A partir de programas como o PRO Carbono, os agricultores poderão ser recompensados pelo que e quanto produzem e também pela forma como produzem. Participantes do PRO Carbono deverão implementar práticas de manejo que possibilitem o aumento da retenção de carbono no solo. Em contrapartida, poderão usufruir de benefícios como: análise de fertilidade e de carbono do solo, acesso a conteúdos e profissionais que são referência no tema e suporte de uma consultoria técnica especializada.

Os agricultores selecionarão um talhão de mais de 30 hectares para participar do programa durante três anos. Um serviço de consultoria, como a Drakkar, por exemplo, dará o apoio necessário para que cada participante adote um rol de práticas de manejo sustentáveis, como plantio direto, cultivo de cobertura e/ou rotação de cultura, e de impulsionadores de produtividade e carbono (como otimização do uso de fertilizantes, adoção de biotecnologia, soluções de proteção de cultivos e ajustes de densidade no plantio).

Junto com a intensificação de práticas sustentáveis e o aumento de produtividade, os produtores que integrarem o ecossistema de carbono poderão ter acesso a benefícios oferecidos por apoiadores da iniciativa. A primeira instituição a anunciar apoio é o banco Itaú BBA, que está comprometido em construir uma solução de financiamento para apoiar os clientes do programa Carbono Bayer, com vistas a melhorar suas práticas agronômicas e reduzir a pegada de carbono.

As Consultorias Técnicas PRO Carbono são destinadas a agricultores que assinaram o Termo da Iniciativa e que foram aprovados na validação socioambiental.

Serão efetuadas 3 interações podendo ser 2 delas na forma online e uma presencial. É de responsabilidade da consultoria fazer os agendamentos com o agricultor e comunicar o representante técnico da Bayer e o agricultor sobre a visita com prazo mínimo de 72 horas. Ao final de cada visita, o agricultor e a Bayer deverão receber um relatório sobre o conteúdo, recomendações e resultados obtidos nela.

Os produtores interessados devem entrar na plataforma Orbia e resgatar pontos para fazer a aquisição do serviço que dará o Certificado PRO Carbono.

Compartilhe essa notícia: